Fórum de Seropédica
Publicado 22/09/2023 às 02:58 |
Disse ele ainda, que tal prática, tem como objetivo estimular o crescimento e o desenvolvimento das culturas locais, criando oportunidades para os agricultores atenderem às demandas internas, assim como a complementação da merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Por isso, os temas que serão discutidos entre os palestrante, logo na abertura do evento, consistem em
Assistência técnica rural, transferência de tecnologia e Programa de incentivo aos agricultores (EMATER, FIPERJ e SEBRAE) Os demais temas subsequentes abordarão insumos alternativos, com a participação da EMBRAPA, PESAGRO eUFRRJ.
Também terão técnicos do Grupo Associado a Agricultura Sustentável (GAAS), que ficarão responsáveis pelo tema da Sustentabilidade. Já a abordagem do Projeto Modelo, tem como meta demonstrar experiências bem-sucedidas para multiplicar nas Secretarias de Agricultura nos 92 municípios do Rio de Janeiro.
Mas o Secretário responsável pela organização do Fórum, Carlos Alberto, chama a atenção para o ponto alto do evento, que se concentra nas homenagens que serão prestadas aos dois maiores nomes, que pioneiramente apostaram numa agricultura ainda incipiente na época, e que hoje se transformou na maior potência econômica do mundo, que se estendeu e transformou-se na síntese do Agronegócio brasileiro.
“Estou falando dos revolucionários estudos da Dra. Johanna Döbereiner, que permitiram que a fixação do nitrogênio pelas plantas fosse feita pela bactéria rhizobium, e que dessa forma, a soja gerava seu próprio adubo” ressalta Carlos Alberto.
Isso foi no início da década de 1960, a pesquisadora optou por seguir na contramão do uso de adubos químicos, estudando a fundo bactérias que conseguiam fixar, biologicamente, o nitrogênio em leguminosas, como o feijão e a soja, sem a criação de passivos ambientais.
O segundo nome responsável pelo avanço da concepção da agricultura veio através de Alysson Paolinelli, considerado o pai da agricultura moderna no Brasil
Alysson Paolinelli é apontado por muitos como um dos maiores nomes por trás do desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira.
Carlos Alberto também ressalta a relevância da figura de Paolinelli, com destacado peso histórico, por ser um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia e da pesquisa na produção agrícola, o que se consolidou em boa parte com a criação da Embrapa.
Tal fato contribuiu, para que o Brasil se tornasse uma potência no setor.
E lembra ainda, que “nos últimos anos, Paolinelli ficou conhecido por sua defesa da segurança alimentar mundial, que o tornou líder da revolução agrícola tropical sustentável, e acabou transformando o Brasil em uma potência agroalimentar, e foi por essa bandeira que ele abraçou com tanta garra, que o fez ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 /2022″, encerra o Secretário Carlos Alberto de Freitas.
Data: 22 de setembro de 2023
Horário: Das 8h às 18h
Local: Anfiteatro(Gustavão) UFRRJ
Endereço:BR-465 – KM 7 – Seropédica-Rio de Janeiro