Fotos: Divulgação.
Da Redação | Rio | 30/03/2023 16:20h
Até a próxima sexta-feira, a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) será representada em Brasília (DF) pelo Secretário de Juventude Salvino Oliveira no Seminário Nacional de Gestores de Juventude, no Palácio do Planalto. O evento espera receber cerca 200 pessoas, e marcará o retorno da Secretaria Nacional de Juventude no diálogo e na participação social no âmbito das políticas públicas voltadas a este grupo.
Na ocasião, o secretário irá apresentar para seus colegas de outros municípios, estados e do Governo Federal o projeto Pacto pela Juventude. Essa iniciativa da Secretaria, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) busca formar cidadãos e capacitar jovens para se tornarem líderes e multiplicadores locais, propondo soluções para problemas relacionados às regiões onde vivem, gerando uma rede de mudanças positivas. Atualmente, existem 60 núcleos do Pacto pela Juventude espalhados pela Cidade Maravilhosa. O projeto prevê o pagamento de bolsas de R$ 500 aos participantes.
O seminário
A escolha da data em Brasília foi inspirada pelo fato de que no dia 30 de março é celebrado o Dia Mundial da Juventude, e coincide também com a semana da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reunirá prefeitos de todo o País entre 27 e 30 de março. A programação contará com debates sobre as perspectivas para a Política Nacional de Juventude, além dos desafios orçamentários para a implementação de políticas públicas específicas.
A primeira edição do seminário foi realizada há 10 anos, quando gestores estaduais e municipais trataram na época, da recente aprovação do Estatuto da Juventude. A edição mais atual ocorreu em 2021.
Pacto pela Juventude na ONU
De 25 a 27 de abril, um jovem morador de favela beneficiado pelo Pacto pela Juventude irá desembarcar em Nova Iorque para representar a cidade do Rio de Janeiro no Fórum de Juventude das Nações Unidas. O evento será realizado na sede da ONU e tem a JUVRio como convidada. Jovens lideranças brasileiras e de diversos países do globo irão participar do encontro.