Os riscos da automedicação, um dos temas do Congresso de Transtornos Alimentares da PUC-Rio

 

O fenômeno da Farmarexia

Sobrata 3
Sobrata 1
Sobrata geral
Dr Izidoro Congresso outubro 2024
Sobrata 3 Sobrata 1 Sobrata geral Dr Izidoro Congresso outubro 2024

 

Da Redação 8K / Fotos: Arquivo

Publicado em: 4 de outubro de 2024 às 14:10

 

Começa hoje, e vai até amanhã dia 05/10 a realização do IV Congresso da Sociedade Brasileira de Transtornos Alimentares (SoBraTA).

Um dos pontos altos desse Congresso, é sobre fala do médico e professor da PUC-Rio Dr. Izidoro Flumignan, que chama a atenção pelos graves riscos para a saúde, que é acerca do mais novo fenômeno da atualidade médica conhecido como Farmarexia, distúrbio psicológico que está gerando o mais novo transtorno alimentar.

Segundo ele, essa anomalia, descrita pela primeira vez no mundo contemporâneo, refere-se ao uso compulsivo de medicamentos para emagrecer, utilizado por pessoas que se automedicam, e que nunca tiveram excesso de peso.

Como exemplo, o professor Izidoro abordará em sua palestra o uso do Ozempic (semaglutida) medicação para diabetes e obesidade, a ser disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Ressalta, porém, que como todo medicamento, o Ozempic não é isento de efeitos colaterais. Mas esses efeitos podem ser ainda mais graves quando há uso indevido de um medicamento, como no caso do Ozempic para emagrecer.

Os principais riscos do medicamento são relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, flacidez, desproporcionalidade entre a cabeça e o restante do corpo, fatores esses ocasionados pela rápida perda de massa muscular.

Com o avanço dos medicamentos emagrecedores, que são caros, seguros e extremamente eficazes, mas que, no entanto, deve ter sempre o acompanhamento médico. Por isso, esse tema torna-se ainda mais relevante e mais urgente como nunca, adverte o médico.

Para saber mais, acesse o site: http://www.sobrata.org

 

 

×