Pela primeira vez no Brasil, a performance chega ao Rio de Janeiro, misturando a arte drag e burlesque com música ao vivo, dança, circo e teatro
Da Redação 8K | Imagens: Sebos Nalcakan
Maio começa quente no Espaço Tápias. Vem aí o show parisiense apresentado desde 2019 na capital francesa, Amour ‘s Cabaret, que estará no palco da Sala Maria Thereza Tápias nos dias 6 e 7 de maio. O espetáculo foi criado e dirigido por Manly B, vivida pelo artista gaúcho Alexandre Bado — radicado na França há treze anos. Os ingressos custam R$ 35,00 e podem ser retirados pela plataforma Sympla.
Cada exibição tem um roteiro próprio com diferentes convidados. Manly B vai dividir a cena com a Drag Sister Soa de Muse,que vem ao Rio especialmente para a ocasião – a artista é finalista da primeira temporada da versão francesa do programa Drag Race França.
“O show promete um ambiente cheio de calor e surpresas”, diz Bado.
Manly B e Alexandre Bado
Alexandre Bado é um artista multidisciplinar que atua como bailarino, coreógrafo, ator e diretor. No Rio Grande do Sul, integrou a equipe do Circo Girasol e também de outros espetáculos locais. Em 2010, mudou-se para Paris, onde obteve uma bolsa pedagógica do Centre National de la Danse Patin, o mais importante centro de dança da França. Lá, foi o primeiro brasileiro a criar um solo de dança exibido no Festival d´Avignon. Trabalhou em diversas companhias francesas, irlandesas, inglesas, austríacas e suíças.
Em 2017, Bado passou a pesquisar a arte drag e o cabaré burlesque. No ano seguinte, começou a atuar em shows inovadores com técnicas circenses que conquistaram prestígio na cena parisiense. Nesse contexto, nasceu Manly B, que se tornou uma figura de destaque queer e militante francesa. Promoveu o primeiro concurso drag na França com um aspecto pedagógico e de formação, sendo uma impulsora para muitos jovens artistas.
Manly B acabou de criar um cabaré para um especial de TV, que será exibido no canal francês NRJ12 no horário nobre em maio.
Sobre o Espaço Tápias
O novo Espaço Tápias inaugurado ano passado na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, já nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.
O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.
A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.
A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.