Barra do Piraí recebe, oficialmente, o status de “Cidade do Audiovisual” no Estado do Rio de Janeiro
Por Silvia Pereira / Fotos: Octacilio Barbosa
Publicado
20/09/2023 às 15:41
Acaba de ser publicada no Diário Oficial desta semana, a Lei de autoria dos deputados Rodrigo Bacellar e Munir Neto, que se refere à vocação da cidade de Barra do Piraí, município na região Sul Fluminense, que ganha assim, o título de “Cidade do Audiovisual” no Estado do Rio de Janeiro.
Essa iniciativa parlamentar, é muito mais do que uma simples homenagem, a essa que é uma cidade que há muito já assumiu uma vanguarda visionária do mundo da cultura digital, principalmente de expressão artística. Na verdade, esse reconhecimento faz parte da sensibilidade do legislativo fluminense em identificar a histórica posição dessa cidade, no pioneirismo do cenário de inovação tecnológica, que agrega muito valor a esse salto de qualidade ao audiovisual.
Com a popularização da Internet, as imagens e principalmente os vídeos, ganharam maior força no mercado da comunicação e do marketing. Isso possibilitou uma maior eficiência e abrangência no sistema de distribuição e exibição do produto audiovisual, estimulando a criação e divulgação dos mesmos.
Por isso, é importante oficializar essa tendência natural da região para o setor, através da Lei 10.102/2023, dos deputados Rodrigo Bacellar (PL) e Munir Neto (PSD), que foi sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada no Diário Oficial dessa segunda-feira (18/09).
O título poderá ser utilizado nos símbolos, páginas e sinalizações oficiais do município. A evolução da cidade no setor do audiovisual, nos últimos anos, levaram Barra do Piraí obter projeção nacional e internacional, destaca o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar.
“Não podemos desconsiderar a importância do marketing positivo que esse título traz para Barra do Piraí, pois tem efeito midiático automático, dada a característica da própria atividade. A visibilidade trará ainda mais benefícios para a cidade”, destaca o deputado Rodrigo Bacellar.
Em 2009, Barra do Piraí criava o seu Polo Audiovisual, como estratégia de desenvolvimento econômico e social. Mais de 30 produções audiovisuais foram atraídas para gravarem na cidade.
Através do projeto “Luz, Câmera, Educação!”, com oficinas de produção cinematográfica a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade, foram produzidos mais de 100 curtas metragens de ficção ao longo dos últimos anos.
O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, criado em 2010, tornou-se o maior evento do gênero no país e alcançou repercussão internacional, levando Barra do Piraí a países como França, Cuba e Itália. E, em 2014, foi estabelecida uma parceria internacional com o Giffoni Film Festival, da Itália, realizado há mais de meio século. Desde 2015, Barra do Piraí representa o Brasil nesse festival, levando jovens estudantes para essa fantástica experiência.
O município foi ainda o primeiro e único do Brasil a conquistar um CVT – Centro Vocacional Tecnológico do Audiovisual pela Faetec, proporcionando cursos profissionalizantes gratuitos de roteirista, estilista, produção, direção de fotografia, edição, sonoplastia e animação 3D.
“Com todas essas realizações, Barra do Piraí já vinha sendo considerada a “Cidade do Audiovisual”, essa lei oficializa ao mesmo tempo em que proporciona maior visibilidade institucional e o reconhecimento oficial dos poderes Legislativo e Executivo do Estado do Rio de Janeiro”, conclui o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.
ResponderEncaminhar
|