Alice Casemiro, "A Menina Neurodiversa," criadora de conteúdo digital nas redes.

Salão CCBB Educativo, num mergulho da neuro diversidade.
Por 8K | SAÚDE | 31/03/2023 13:48h
O CCBB Educativo inicia o mês de abril, fomentando um debate com um dos temas mais importantes na atualidade que é o Autismo.
Ensejando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a entidade realiza um bate-papo sobre a atuação de pessoas autistas no mundo digital.
Alice Casimiro, que é autista, e também criadora do perfil @alice_neurodiversa, apresentará sua trajetória.
O encontro terá início às 14h, na sala 26, no 4º andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio).
As senhas para participação serão distribuídas uma hora antes na bilheteria do CCBB Rio. O Programa CCBB Educativo é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Alice Casemiro, como ativista da causa do autísmo. Foto: Arquivo pessoal.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo busca promover a conscientização social acerca das condições do autismo e valorizar a importância do acesso à informação e promoção da cidadania.
Alice Casimiro tem 24 anos e mora no Rio de Janeiro. É autista nível 2 de suporte (moderado), TDAH e usuária de comunicação aumentativa. Criadora da página AliceNeurodiversa, ativista pela neurodiversidade e copywriter.
Segundo Alice, escrever na página se tornou seu trabalho, e isso permitiu que ela obtivesse alguma independência financeira, mesmo que bem pouca, admite ela.
Atualmente, Alice também faz revisões de textos, além de “vez por outra” procurar emprego formal.
Ela alerta: “Não sou muito de falar, mas nunca pense que não tenho minhas próprias opiniões, desejos e vontades. Para ajudar a me expressar, uso comunicação aumentativa, um meio de comunicação que complementa o que consigo dizer falando”
Visitas mediadas para pessoas autistas – Aos domingos, o CCBB Educativo oferece visitas acessíveis, mediante agendamento, para grupos de pessoas autistas e acompanhantes.
Esses encontros em horário exclusivo, uma hora antes da abertura da exposição ao público em geral, reúnem, no máximo, dez pessoas e contam com ambiente preparado para um maior conforto dos visitantes.
As visitas acontecem todos os domingos a partir das 8h da manhã. Agendamento pelo telefone (21) 3808-2070 ou por e-mail – agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br.
CCBB-Educativo, e a diversidade
O CCBB Educativo é um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
O Programa é realizado pela Sapoti Projetos Culturais, que tem como um de seus princípios a promoção da diversidade, por entender que somos diferentes e muitos.
Homens, mulheres, jovens e idosos, crianças pequenas, estrangeiros, surdos, cegos, autistas, cadeirantes.
Trabalhar com acessibilidade, para a Sapoti, é ter um olhar sensível a essas diferenças.
Em busca por respostas, surgiram diversas estratégias de acessibilidade incorporadas às atividades educativas, como os objetos táteis, as estações sensoriais, o Pequenas Mãos, o acolhimento para visitantes autistas, a contratação de intérpretes de libras e educadores surdos.
Outro passo foi a inclusão de pessoas com deficiência na equipe. É uma vivência diária que sensibiliza a equipe para reconhecer as particularidades de cada público.
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro representa o início do investimento do Banco do Brasil em cultura.
O CCBB RJ está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva.
Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento.
O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias, lojas e serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a domingo, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras.
Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).