O ELO COM A SAGRADA FAMÍLIA

 

Corrente de união

familia 6
familia 5
Familia 4
Família 3
Família 2
Família 1
familia 6 familia 5 Familia 4 Família 3 Família 2 Família 1

 

Por Alberto Gallo

Especialista em Infraestrutura.
PPED UFRJ

Publicado em: 31 de dezembro de 2024 às 14:16

 

 

Neste último final de semana do ano, celebramos a Sagrada Família. E vale aqui entender um código oculto que aparece em Colossenses 3:14, o Elo, que da tradução do grego syndesmos“, que significa “ligação” ou “vínculo”.

Meu pai gostava de dizer, que os engenheiros estão um passo à frente do restante da humanidade. E de fato, em cada nova tecnologia ou conforto da modernidade, estão os engenheiros criando soluções e dimensionamento para que tudo funcione bem.

E partindo desse olhar de engenheiro, vamos tentar entender o que significa o ELO, do ponto de vista social e familiar.

As correntes, formados por arcos metálicos, são artefatos simples desde os sumérios, 2500 AC, usadas para prender cargas, puxar arados e para construção de grandes estruturas e assim permitir trabalhos mais complexos.

São mais resistentes do que as cordas e mais duráveis também.

Na corrente, cada unidade, que chamamos de elo, é uma conexão fundamental para o pleno funcionamento. Um elo fraco, destrói o esforço de todos os outros. O elo é sinal de unidade e conexão com as outras partes, de ligação e de resistência.

Indica o vínculo com toda a rede. Interessante que um aro de metal, com espessura e formado por uma liga nobre de metais como ouro e prata, é também chamado de aliança. A aliança indica um pacto que vence o tempo, um pacto que vai além de uma geração.

Podemos entender que todo ELO tem também esse significado de uma nova aliança, de um marco diante do tempo e que perdura por gerações.
Em Colossenses 3, temos a única aparição da palavra elo na Bíblia, um texto que literalmente diz que o AMOR é esse ELO de união: “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”. Col. 3,14.

Portanto, é pela compaixão que nos apoiamos uns aos outros, com mansidão e paciência. Com perdão. Esse é o código oculto. O segredo para famílias sagradas e plenas, para filhos felizes e preparados para o mundo, ainda que com misérias e limitações.

Não há família perfeita, assim como cada elo tem suas particularidades nas ligas metálicas. Há fragilidades, mas há força do conjunto.

Nesse Amigo Oculto do Natal em família, fizemos um jogo das descobertas: foi proposto que cada um escrevesse sobre cada pessoa sorteada, com enigmas que pudessem identificar quem era o amigo oculto. Minha amiga oculta escreveu um pequeno texto, repetindo a palavra ELO, que era um jeito como eu chamava nossa família, em tempos remotos, quando éramos crianças, no século passado. Portanto, era um “vocabulário interno” de nossa família, que me retornou à memória e trouxe-me essa reflexão.

Um elo prende e dá disciplina, reforça a corrente, mas cada peça é individual e única. Mantém o trabalho e sentido da união, e não deixa nada desgarrado. Para que as correntes e engrenagem possam “rodar” com eficiência, é preciso que cada elo esteja em seu lugar e preparada para os esforços a que serão submetidos.

Essa nova aliança é extensão do projeto de Deus.

Que todos sejam um.

Que a nossa família seja sagrada, como a de Jesus, e que signifique um ELO com a Família de Deus, que chamamos de Trindade.

 

×