A volta de Trump
Da Redação 8k / Fotos: Divulgação
Publicado em: 6 de novembro de 2024 às 14:34
A imprensa internacional repercute hoje, no mundo inteiro, a vitória de Donald Trump, candidato do Partido Republicano, que derrotou a vice-presidente Kamala Harris, nas eleições presidenciais.
O retorno de Trump à Casa Branca após 4 anos, leva a imprensa internacional a repercutir nesta quarta-feira 6, sob vários pontos de vista editorial de cada veículo, a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos como candidato do Partido Republicano, que impôs uma derrota a vice-presidente Kamala Harris e retornará a Casa Branca após 4 anos,
Vamos acompanhar a seguir, o que disseram os principais veículos de comunicação estrangeiros:
New York Times
“Trump ataca novamente”
New York Times o principal Jornal dos Estados Unidos estampou em seu portal online a frase “Trump somes bag” ou ‘Trump ataca novamente’ seguida de foto do Republicano, o periódico destaca que Trump retorna à Casa Branca após sobreviver à condenação, indiciamentos, tentativa de assassinato e acusações de autoritarismo. A vitória de Trump coroa ao surpreendente retorno político de um homem que foi acusado de conspirar para anular a última eleição, mas que aproveitou frustrações e medo sobre a economia e a imigração ilegal para derrotar a vice-presidente Kamala Harris, escreve o New York Times.
EL País
“Trump, presidente pela segunda vez”
Já o EL País, o mais tradicional jornal espanhol, aponta “Trump Presidente pela segunda vez” em seu site o veículo afirma que Trump venceu claramente Kamala Harry e que retornará à Casa Branca após quatro anos de sua saída tempestuosa, o Republicano mostrou-se sim, imune a escândalo, e tornou-se o primeiro criminoso condenado a ser eleito Presidente, o que também irá limpar o seu futuro judicial.
Bild
“Trump volta”
Novo triunfo de um político demagogo e populista, mas ao mesmo tempo carismático, mas que representa um terremoto para o futuro dos Estados Unidos e do mundo, registra Bild, o jornal de maior circulação na Alemanha, e credita a projeção realizada pela CNN e declara que “CNN meldet: Donald Trump jetzt offiziell US-Wahlsieger” (“CNN anuncia: Donald Trump é agora oficialmente o vencedor das eleições nos EUA”).
O periódico relembrou a disputa acirrada previstas pelas pesquisas eleitorais dias antes da disputa entre os candidatos nos EUA.
“As pesquisas previam uma disputa acirrada nas eleições dos EUA. Mas a noite eleitoral foi completamente diferente: o Republicano Donald Trump está à frente da democrata Kamala Harris (60), em todos os estados importantes – e declarou-se vencedor horas atrás!”, relata Bild.
Clarin
“Donald Trump, outra vez presidente dos Estados Unidos”
Um dos mais importantes jornais da Argentina ressalta a vitória de Trump e destaca uma frase dita pelo presidente eleito em discurso na Flórida nesta quarta-feira (6): “Donald Trump, otra vez presidente de EE.UU.: ‘Es una victoria política que nuestro país nunca ha visto‘” (“Donald Trump, outra vez presidente: ‘É uma vitória política que nosso país nunca viu’”).
O jornal evidencia a vitória de Trump estados-pêndulo decisivos para o desfecho do processo eleitoral deste ano.
“Num dia eletrizante, seguido por milhões de pessoas nos Estados Unidos e no mundo, Trump venceu por dois pontos na Geórgia, quatro na Carolina do Norte e por três na crucial Pensilvânia”, descreve o Clarín.