Marçal lidera nas redes sociais
Por Silvia Pereira / Fotos: Reprodução
Publicado em: 13 de agosto de 2024 às 18:10
Não se fala em outra coisa, senão sobre o debate na Band com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Tudo isso porque a população, não só a de São Paulo, mas do Brasil inteiro que parou pra ver Pablo Marçal, que deu um banho de audiência na concorrência da TV aberta e também a TV Paga, que se ressentiu da repercussão principalmente vinda nos trending topics das redes sociais.
Parece ser o grande fenômeno de massa da vez, pois faz tempo que o Brasil não se mobiliza tanto diante de uma candidatura para qualquer cargo majoritário, como nesse momento fervilhante, das eleições de São Paulo que virou um assunto nacional.
Mas do que nunca os institutos de pesquisas eleitorais saem em campo para fazer suas sondagens sobre os perfis dos candidatos, levando em conta não só em relação às suas aprovações e favoritismos como candidatos, mas também sobre o grau de rejeição de cada candidato levando em conta vários fatores que compõem o mosaico social brasileiro.
Por isso, nesse último domingo 11 de agosto, o jornal O Globo divulgou pesquisa inédita feita pela Quaest que mostra que a atuação de Pablo Marçal (PRTB) no debate da Band com candidatos à Prefeitura de São Paulo, teve uma repercussão muito positiva nas redes sociais.
Segundo dados do levantamento, Marçal foi o campeão em menções nas quatro plataformas pesquisadas: X, Facebook, Instagram e TikTok. Do total de 3,4 milhões de menções, 58% foram positivas.
Em seguida aparecem José Luiz Datena, com 681 mil menções, das quais apenas 23% são positivas. Seguido do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com 675 mil menções, 63% delas positivas, e de Guilherme Boulos, com 535 mil menções e uma taxa de 52% de positividade. Já Tabata Amaral é mencionada 480 mil vezes, com 58% dessas referências sendo positivas.
A pesquisa foi feita com uma ferramenta da Quaest, batizada de ‘Debate Digital’, que mede em tempo real o efeito da repercussão nas redes sociais de debates.
Debate da Band é marcado por troca de ofensas
O debate da Band foi marcado por troca de farpas e ofensas entre os principais candidatos. Um dos momentos mais tensos ocorreu em um confronto entre Tábata Amaral (PSB) e Marçal.
No primeiro bloco, a parlamentar dirigiu uma pergunta sobre a Operação Água Branca – um projeto de intervenção urbana semelhante a uma PPP – Parceria Público Privada -, mas o empresário minimizou a pergunta.
Outro momento protagonizado por Marçal foi durante um questionamento sobre as principais bandeiras da esquerda a Guilherme Boulos. Marçal nesse momento, fez um gesto alusivo ao uso de cocaína, insinuando que o parlamentar era usuário da droga.
Boulos rebateu chamando Marçal de “psicopata”.“Isso não é brincadeira de internet, é um debate para eleger o prefeito da maior cidade do Brasil. Olhando para o Marçal, eu acho que estamos diante de um psicopata, ele mente e acredita na mentira. Acho que você deveria buscar tratamento.”