Redação 8K / Fotos: Divulgação
26/08/2023 às 15:14
Já começou a preparação para o Megaoperação que terá mais de dois mil agentes de ordenamento urbano, fiscalização, assistência social e limpeza, e horário estendido no metrô para atender ao público que for assistir ao show do Alok
A Prefeitura do Rio detalhou, na última terça-feira o esquema especial de logística montado para o Show do Século, que terá a participação do Alok, em comemoração pelo centenário do hotel Copacabana Palace. O evento será realizado hoje no sábado (26/8), a partir das 18h, na Praia de Copacabana, com palco montado na faixa de areia em frente ao hotel. A expectativa é a de que o evento atraia mais de um milhão de pessoas. Por conta disto, a megaoperação da Prefeitura do Rio contará com mais de dois mil agentes de ordenamento urbano, fiscalização, assistência social e limpeza, num planejamento semelhante ao realizado anualmente para a festa do Réveillon.
– A cidade está cada vez mais pujante, o Rio de Janeiro voltou a protagonizar grandes eventos. Estamos falando hoje de um evento comemorativo de um ícone do Rio, o Copacabana Palace. Alok é um artista brasileiro renomado internacionalmente. A cidade e o hotel mereciam uma festa desse porte. Teremos shows de luzes num palco arrojado com telão de led e com esse formato de pirâmide. E a grande novidade, numa provocação da Prefeitura, teremos a mistura com nosso principal produto, o samba. As 12 escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio vão tocar junto do Alok – afirmou o presidente da Riotur, Ronnie Costa.
A Prefeitura reforça que o transporte público seja
a principal forma de chegar e sair de Copacabana (ônibus e metrô). Não serão criadas áreas de estacionamento no entorno do evento. As interdições de trânsito no bairro começam a valer ao meio-dia de sábado (26/8) e prosseguem até 1h de domingo (27/8). A Avenida Atlântica, entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Francisco Otaviano, ficará fechada em ambos os sentidos. O mesmo ocorrerá com as ruas de Copacabana transversais à praia, que ficarão fechadas no trecho entre a Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Já a Avenida Princesa Isabel, sentido orla, ficará fechada entre a Rua Barata Ribeiro e a Avenida Atlântica.
Enquanto durarem as interdições, as linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Atlântica, com destino a Ipanema, serão desviadas para a Rua Barata Ribeiro. Já as linhas que trafegam pela Avenida Atlântica, com destino a Botafogo, serão desviadas para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Operação de trânsito terá 150 agentes, 50 veículos e 26 painéis de informações
Para atender à grande movimentação de pessoas prevista, a CET-Rio preparou um planejamento especial de trânsito com diversas interdições e proibições de estacionamento na região. A operação contará com 150 pessoas nas ações de trânsito, entre operadores da CET-Rio e equipe de apoio, 20 veículos operacionais e 30 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir irregularidades e orientar pedestres e motoristas. Também serão utilizados 26 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos. Operadores no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar a área do evento, permitindo que sejam implantados ajustes na programação dos semáforos sempre que for constatada essa necessidade. Reboques da CET-Rio serão posicionados em pontos estratégicos das principais vias da região para desobstrução rápida em caso de acidentes e enguiços.
– Temos a expectativa de um público muito grande, então as principais ruas que ligam o metrô à Praia de Copacabana terão o estacionamento proibido para facilitar o deslocamento das pessoas. Tudo estará bem sinalizado e quem não respeitar poderá ter seu veículo rebocado. Pedimos a colaboração da população. Os desvios das linhas de ônibus são bastante simples porque manteremos a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro abertas. Então é outra alternativa, além do metrô, para se chegar ao bairro – disse o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.
Mais de 100 câmeras vão monitorar o local do show
O COR vai monitorar todo o evento com mais de 100 câmeras. Os operadores vão acompanhar os principais pontos de bloqueio e acessos ao bairro de Copacabana. Um drone será utilizado para auxiliar a operação nos pontos em que não existem câmeras de monitoramento. O COR vai utilizar a experiência operacional do Réveillon para orientar os agentes municipais nas ações do show. Um efetivo de 50 operadores será utilizado no sábado (26/8), na Sala de Situação, na Cidade Nova, diante do maior videowall da América Latina com 104m². Um layout especial foi desenvolvido para o telão. Já o Sistema Alerta Rio estará de plantão no COR com meteorologistas e técnicos que estarão acompanhando em tempo real as condições do tempo na cidade durante o evento.
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vão atuar em ações de ordenamento, fiscalização de ambulantes e no ordenamento do trânsito no entorno do evento. Aproximadamente 700 agentes foram escalados para o trabalho, sendo 152 focados no trânsito. As ações preventivas começam na sexta-feira (25/8), a partir das 19h. Já no sábado (26/8), as equipes começam a atuar às 12h. Os agentes vão coibir a venda irregular de produtos, bebidas em garrafa de vidro, além de multar e remover os veículos que desrespeitarem a sinalização para manter o ordenamento no bairro.
Parte do efetivo atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
– Teremos agentes para fiscalizar e orientar a questão do trânsito e também para facilitar a desobstrução das vias. É muito importante para um evento como esse, que trará um público grande para a região, que os caminhos estejam livres. Isso inclui veículos, mas também estruturas muitas vezes utilizadas por ambulantes irregulares. Isso atrapalha a locomoção e coloca em risco a integridade física das pessoas, seja por uso de panelas com água fervendo, facas e garrafas de vidro. Faremos um trabalho preventivo, orientando antecipadamente para que se evite a apreensão desse material. Além disso, reiteramos que a população respeite as orientações de proibição de estacionamento para que os veículos não sejam rebocados. Isso facilita o nosso trabalho e torna o evento muito menos traumático para as pessoas – declarou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o Show do Século
O MetrôRio preparou um esquema especial para atender os passageiros. Para facilitar o retorno do público na volta para casa, a concessionária estenderá o horário de funcionamento das estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana e Cantagalo/Copacabana até 1h da manhã. As demais estações do sistema metroviário funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, e após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show. Já no domingo (27/8), como de praxe, o horário segue das 7h às 23h.
No sábado (26/8), a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai/Tijuca – Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro, tanto na ida quanto no retorno do evento. Já no domingo, a operação da linha 2 será entre Pavuna e Botafogo, e a transferência será no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem transferência na estação Estácio.
Para ida ao show, a orientação da concessionária é para que os clientes desembarquem preferencialmente pela estação Siqueira Campos/Copacabana, no acesso A (Siqueira Campos); e pela Cardeal Arcoverde/Copacabana.
Já para o retorno, a concessionária recomenda que os passageiros embarquem preferencialmente pela estação Siqueira Campos/Copacabana, pelo acesso B (Rua Figueiredo Magalhães). O embarque na Cardeal Arcoverde, no entanto, será feito somente pelo acesso A (Praça Cardeal Arcoverde) e apenas com cartões pré-adquiridos.
A concessionária orienta que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada para facilitar a entrada no sistema. Os passageiros podem também inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
Tanto na Cardeal Arcoverde quanto na Siqueira Campos haverá reforço no efetivo de segurança e de operadores de estação, além de grades de controle de fluxo de passageiros para direcionar o público, auxiliando no embarque e desembarque.
As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (26/08); e das 7h às 22h30 no domingo (27/08).
Megaoperação de limpeza terá 1.120 garis e mais de 100 veículos e equipamentos
A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza, semelhante a do Réveillon, para o Show do Século. Serão 1.120 garis divididos em três turnos de trabalho, desde às 7h, na Avenida Atlântica, no trecho entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Constante Ramos. A partir das 22h, o serviço será intensificado, até que toda a praia e entorno estejam limpos, já na madrugada de domingo (27/8). Nos dias 24 e 25/8, a Comlurb fará a manutenção da limpeza durante os testes de luz e som e os ensaios. A Companhia vai disponibilizar mil contêineres de 240 litros e 100 caixas metálicas de 1.200 litros para o descarte de seus resíduos da forma correta.
A Comlurb vai contar com mais de 100 veículos e equipamentos, sendo: 24 caminhões basculantes, 16 caminhões compactadores, seis caminhões mini basculantes (tipo satélite), oito varredeiras de grande porte, seis varredeiras de médio porte, dois veículos tipo gaiola para distribuição dos contêineres, duas pás mecânicas, seis pás articuladas, e dez pipas d´água e sete vans motobomba para limpeza hidráulica das vias com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito. Para a limpeza da areia da praia, serão utilizados 11 tratores para remoção de resíduos, oito tratores com implemento traseiro para peneiramento da areia e seis mini tratores portáteis.
Incentivo à coleta seletiva durante o evento acontecerá em oito pontos da praia
O time responsável pela coleta seletiva da Comlurb está planejando uma iniciativa de cunho sustentável, envolvendo a coleta de materiais potencialmente recicláveis. Um total de 32 colaboradores especializados será mobilizado para executar essa tarefa, organizando o acondicionamento dos resíduos recicláveis. A atividade ocorrerá em oito locais onde haverá pontos de revista ao acesso público, coordenados pela Polícia Militar.
Os resíduos coletados durante essa ação, que será realizada por meio de um caminhão compactador de coleta seletiva designado exclusivamente para essa finalidade, serão encaminhados às cooperativas de catadores credenciadas à Companhia. Essas cooperativas serão encarregadas de realizar a segregação dos materiais coletados e, em seguida, comercializá-los junto a empresas especializadas em reciclagem.
– Já estamos trabalhando na área, realizando a pré-limpeza e nos preparando para esse grande evento. No dia do show, vamos ter um volume muito grande de equipamentos e garis. Pretendemos fazer algo parecido com o ocorrido nos blocos de Carnaval, então ao terminar o evento vamos lavar toda a parte da calçada e da orla, entrar com varredeiras. A ideia é devolver a praia no dia 27 para o cidadão com a limpeza bem avançada e em condições de uso. E teremos essa novidade da atuação com foco na coleta seletiva para que possamos ter um evento mais ecológico – disse o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.
Subprefeitura da Zona Sul fará a interlocução com associações de moradores
A Subprefeitura da Zona Sul, por meio de suas redes sociais e contato direto com as lideranças das associações de moradores dos bairros impactados pela realização do show, fará a interlocução com a população, garantindo a comunicação prévia de toda a logística do evento, apresentando as áreas de bloqueio, horários de abertura e fechamento, além de informações sobre o trânsito. No dia do evento, as equipes da subprefeitura estarão nas ruas monitorando todos os acessos e mantendo contato direto com o Centro de Operações Rio, visando mitigar possíveis adversidades.
– A operação da subprefeitura já começou ontem com a interlocução com os moradores, indo de prédio em prédio e conversando com os lojistas. Esse contato também acontece pelas redes sociais e bases de contatos cadastrados pela subprefeitura. No dia do evento, a partir do meio- dia, teremos 20 agentes distribuídos por toda a orla de Copacabana para monitor as ocorrências – declarou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.
Assistência Social atenderá população em situação de rua
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizará monitoramento socio-territorial, com a equipe especializada na Abordagem Social, para atender a população em situação de rua e identificar trabalho ou exploração infantil no local do evento.
Quando as ruas fecharem, a SMAS prestará atendimento aos casos que necessitem de intervenção da pasta, por meio dos técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Maria Lina de Castro Lima.
Secretaria da Mulher fará atendimento especializado durante evento
A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher terá uma equipe especializada no atendimento e acolhimento de mulheres que venham a sofrer alguma violência na noite do Show do Século. A equipe especializada será composta sempre por duas técnicas, sejam elas assistentes sociais, psicólogas e/ou advogadas. A equipe atuará a partir das 18h do sábado (26/8) até o final do evento.
SERVIÇO TRÂNSITO
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES
Sábado (26/8), das 12h à 1h do dia subsequente:
- Avenida Atlântica, em ambos os sentidos, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Francisco Otaviano;
- Rua Francisco Otaviano, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Júlio de Castilhos, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Francisco Sá, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Sá Ferreira, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Almirante Gonçalves, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e Av. Atlântica;
- Rua Miguel Lemos, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Xavier Da Silveira, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Constante Ramos, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Santa Clara, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Siqueira Campos, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Hilário de Gouveia, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Rodolfo Dantas, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Avenida Prado Júnior, entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Princesa Isabel, sentido orla, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica.
PROIBIÇÕES DE ESTACIONAMENTO
A partir das 14h de sexta (25/8) às 6h de domingo (27/8):
- Atlântica, entre a Rua Santa Clara e a Av. Prado Júnior, inclusive nas baias junto às edificações;
- Rua Bolívar, entre a Av. Atlântica e a Rua Pompeu Loureiro;
- Rua Figueiredo de Magalhães, entre a Av. Atlântica e a Rua Tonelero;
- Rua Siqueira Campos, entre a Rua Tonelero e a Av. Atlântica;
- Rua Hilário de Gouveia, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Paula Freitas, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua República do Peru, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Fernando Mendes, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica;
- Rua Rodolfo Dantas, entre a Av. Atlântica e a Rua Barata Ribeiro;
- Rua Duvivier, entre a Av. Atlântica e a Rua Barata Ribeiro;
- Rua Ronald de Carvalho, no trecho junto à Praça do Lido;
- Rua Belford Roxo, no trecho junto à Praça do Lido
- Prado Júnior, entre a Rua Ministro Viveiros de Castro e a Av. Atlântica;
- Rua Ministro Viveiros de Castro, entre a Av. Princesa Isabel e a Av. Duvivier.
A partir das 6h de Sábado (26/8) às 6h de domingo (27/8):
- Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Princesa Isabel;
- Rua Barata Ribeiro, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Djalma Ulrich;
- Rua Raul Pompéia, entre a Rua Sá Ferreira e a Rua Joaquim Nabuco.
ROTAS ALTERNATIVAS
- Tendo em vista a interdição da Av. Atlântica em ambos os sentidos e os impactos que deverão ser gerados ao trânsito nas demais vias de Copacabana, os veículos que normalmente trafegam pelo bairro poderão optar em seguir pela Lagoa ou por Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
- É recomendado que os motoristas evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos;
- É importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e de toda a sinalização implantada na área;
- O uso do transporte público é a melhor opção para o deslocamento ao evento.
SERVIÇO METRÔ
Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Sábado (26/8): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo até 1h da manhã, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Domingo (27/8): das 7h às 23h
Transferência entre as linhas 1 e 2
Sábado (26/8): no trecho compartilhado entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro.
Domingo (27/8): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.
Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
Sábado (26/8): das 5h às 23h30
Domingo (27/8): 7h às 22h30